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Les Paul e suas invenções geniais

Les Paul e suas invenções geniais

Les Paul e suas invenções geniais 1113 708 Soundclass

A maioria dos músicos confia em pessoas com mais conhecimento técnico para ajudá-los a obter sons e efeitos específicos, porém o fascínio de Les Paul pela eletrônica lhe deu as habilidades não apenas para construir a primeira guitarra de corpo sólido, mas também para desenvolver muitas das técnicas que formam hoje a espinha dorsal da produção de música moderna, incluindo gravação multipista, overdubbing e efeitos de fita.

Nascido Lester William Polsfuss em 1915, Les Paul, como ficou conhecido, tocava o violão – instrumento que fez seu nome -, banjo e gaita já aos 13 anos. Um ano antes, começou a se interessar pela eletrônica depois de ver um amigo em sua cidade natal, Waukesha, Wisconsin, enrolando uma bobina de fio para um rádio à cristal. Uma de suas primeiras experiências foi desmontar o rádio da família e transformá-lo em um sistema de PA para a sua guitarra.

circa 1935: Jovem Les Paul (Photo by Metronome/Getty Images)

Em 1934 começou a tocar em bandas locais semiprofissionais de country e western e mudou-se para Chicago no final de sua adolescência. Dois anos depois, formou o Les Paul Trio, que tocava jazz no início dos anos 1940, quando o guitarrista se mudou para Nova York.

Enquanto sua fama como músico crescia, Paul continuou a fazer experiências com eletrônica. Em 1941, ele construiu o primeiro protótipo de guitarra elétrica de corpo sólido, que apelidou de “A Tora”. Isso formou a base do instrumento que ele posteriormente apresentaria à Gibson Guitar Corporation. Inicialmente comercializada como Les Paul em vez do nome Gibson, a guitarra ficou conhecida por seus captadores e sustain ‘quentes’, que atraíram a geração emergente de guitarristas de rock nos anos 1960 e 1970.

Em 1943, após ser dispensado do Serviço de Rádio das Forças Armadas, Paul e seu trio começaram a trabalhar com um dos maiores cantores da época, Bing Crosby. Foi ele quem encorajou Paul a construir seu próprio estúdio de gravação em sua garagem e lá começou a experimentar várias gravações usando discos de acetato e dois tornos de corte. O primeiro resultado desse trabalho foi o instrumental Lover, lançado em 1948.

A técnica de disco de vinil cortado no torno era complicada e demorada e mais uma vez Bing Crosby interveio. Crosby possuía uma das primeiras máquinas de gravação de fita magnética dos Estados Unidos, que havia sido trazida da Alemanha, onde a tecnologia foi desenvolvida, após a guerra. O cantor estava interessado na máquina como uma forma de gravar com eficiência seu programa de rádio.

Crosby investiu no desenvolvimento comercial de gravadores de fita pela Ampex Corporation e presenteou Paul com a segunda máquina de fita Ampex Modelo 200A a ser produzida, encorajando-o a desenvolver a gravação em fita multipista. Usando essa técnica, Paul gravou uma série de singles de sucesso com sua então esposa e parceira musical Mary Ford (nascida Iris Colleen Summers em 1928, falecida em 1977) que estabeleceu a gravação sound-on-sound, hoje mais conhecida como overdubbing.

Dentre essas gravações está o sucesso How High The Moon, de 1951, que mostra o uso dessa tecnologia emergente. Embora seja superficialmente uma canção alegre de country-swing, a gravação assume uma dimensão maior por conta dos vocais duplicados de Ford, fazendo com que essa canção soe fresca e inovadora ainda nos dias de hoje.

Em 1957, Paul estava trabalhando com uma máquina de oito canais, o que lhe deu flexibilidade para produzir mais efeitos baseados em fita. Ele também experimentou a manipulação da velocidade – o que agora conhecemos como vari-speed -, técnicas de microfonação próxima e experimentações com microfonia ou feedback.

Entre as inovações posteriores de Paul estava uma caixa preta encaixada em sua guitarra que permitia gravar e tocar diferentes elementos de uma música ao vivo, criando vários layers ou camadas de um só um instrumento. Isso se tornou o que chamamos hoje de sampler e é muito utilizado por artistas como Ed Sheeran e Elise Trouw.

Paul continuou a tocar e desenvolver novas técnicas eletrônicas no século 21. Ele tocava todas as segundas-feiras à noite no Iridium Jazz Club em Nova York, até a sua morte em 2009, aos 94 anos de idade.

Sua influência em guitarristas como Jeff Beck, Eric Clapton, Pete Townshend, The Edge e Slash é inegável e sua genialidade para inovação e invenção vive, não apenas em suas próprias gravações, mas nas de todos os artistas que o seguiram.

26th June 1989: Les Paul toca guitarra elétrica no palco próximo ao público sentado nas mesas da primeira fila da boate Fat Tuesdays, New York City. (Photo by Tad Hershorn/Hulton Archive/Getty Images)

Reportagem: KEVIN HILTON
Publicado em 14 de fevereiro de 2018 em ProSound News
Fotos: Les Paul Foundation

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