Melhore suas mixagens com essas 3 dicas teóricas

Melhore suas mixagens com essas 3 dicas teóricas

Melhore suas mixagens com essas 3 dicas teóricas 1800 1013 Soundclass

Então sua banda finalmente entrou no estúdio. Você vem dando duro com ensaios para criar músicas ótimas e já sabe que suas melodias e letras são fortes. Você termina seu último ensaio com o sentimento que sua banda tem um bruta som. Você chega lá, monta tudo, grava sua primeira música e descobre que a mixagem está xoxa. O que fazer?

Bom, sempre há coisas que um engenheiro de áudio pode fazer para ajudar, mas geralmente o cerne do problema passa pela música e seu arranjo, e se você quer melhorar sua mixagem, você precisa começar pela raiz do problema. Aqui vão três pontos críticos para você levar em conta se quiser uma mixagem poderosa.

Contexto Harmônico

Um dos primeiros problemas a aparecer para muitas bandas é que um dos membros do grupo não sabe a partitura de cor. Em vez disso, eles tocam de ouvido e vão testando uns acordes até acharem que aquilo funciona.

Dar uma aparada nas arestas da música só usando seu ouvido é uma capacidade muito importante, mas se você não entende o contexto harmônico (que é definido pelas notas na partitura), sua participação no som pode passar batida por muito tempo. Por causa disso, muitos músicos acabam subindo o som do próprio amplificador e só ouvir a sua própria parte, em vez de ouvir o que o resto da banda está tocando e se dar conta que sua participação é uma parte complementar.

Se essa situação lembra alguém da sua banda, ofereça ao pessoal um tempinho para aprender como acordes constroem o contexto harmônico. Pode ser frustrante no começo, mas vai render dividendos musicais enormes ao longo da estrada –inclusive em poder ajudar seus colegas a se complementarem no som.

Registro

O registro é a extensão musical de cada parte musical dentro do seu arranjo. Junto com as notas certas a serem tocadas, essa é a primeira coisa que muitos músicos ignoram. Os guitarristas estão tocando dentro do mesmo registro? Os acordes do teclado estão atropelando um pouco a melodia do vocalista? O baixista está tocando no mesmo registro da mão esquerda do tecladista?

Esses são apenas dois dos jeitos que bandas ignoram o registro dos seus arranjos. O primeiro passo para resolver esse problema é definir o registro para cada instrumento. Dê ao guitarrista um pedaço do braço da guitarra que ele possa usar para criar seu trecho. Diga ao tecladista em que oitava a mão direita vai estar, e em qual a esquerda vai estar, e mande o baixista voltar para um registro mais baixo, de onde ele não deve sair, na maioria das vezes.

Definir o registro vai fazer com que cada parte da harmonia se destaque mais, porque elas vão estar bem segmentadas. É um reparo razoavelmente rápido que vai te ajudar muito a melhorar sua mixagem e criar um bom som sem precisar de muita produção.

Liderança da Voz

Depois de você ter definido qual é o registro de todo mundo, o próximo passo é manter as pessoas nele durante toda a música. Quando a gente começa a aprender os acordes do nosso instrumento, é comum aprender um movimento ou dois, e reproduzí-los para conseguir tocar qualquer nota. Mas tocar assim geralmente produz um som que fica fora do registro que você definiu para esse instrumento. O resultado disso pode ser o embate de instrumentos, que vai produzir um som meloso.

É aí que entra a liderança de voz. Liderança de voz é um termo que usamos para mover o registro dentro de um acorde para o registro de outro acorde. Na teoria clássica, há algumas maneiras de se fazer liderança de voz “adequadamente”, mas todas elas se encontram no princípio básico de mover o mínimo o possível entre os acordes. O elemento chave para começar a usar liderança de voz é entender como os acordes são construídos, para que você possa reconstruí-los em qualquer registro que quiser. Usar bem a liderança de voz é essencial manter cada parte da música em seu campo de mixagem, o que vai facilitar o processo para ter um mix mais claro.

Melhore sua Mixagem – Considerações Finais

Usar esses pontos teóricos no seu arranjo vai melhorar imensamente sua mixagem. Depois de consertar as mudanças de acorde, os problemas de registro e limpar tudo com liderança de voz, a mixagem vai se abrir automaticamente. Seu engenheiro vai te amar por isso, já que vai permitir que ele se foque em usar suas ferramentas para melhorar o arranjo, em vez de tentar consertar o arranjo. Uma compressão adequada, equalização e efeitos vão melhorar ainda mais a mixagem.